2.412.141 Km percorridos em bicicleta, um projeto nacional de mobilidade suave

O Projeto U-Bike Portugal é uma iniciativa de âmbito nacional coordenada pelo IMT, I.P, que tem como principal objetivo a promoção da mobilidade suave através da atribuição de bicicletas a diversas Instituições de Ensino Superior (IES) aderentes. Prevendo, em complementaridade, a realização de ações de incentivo à adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. A VTM-Global foi a consultora escolhida que irá apoiar o IMT no acompanhamento da implementação do Projeto U-Bike Portugal e na análise dos seus indicadores de progresso.

O Projeto U-Bike Portugal tem como público-alvo as camadas jovens da população, os alunos do ensino superior, e alarga-se à comunidade académica em geral (alunos; docentes/investigadores e não docentes) das IES participantes. As IES participantes no projeto são as seguintes:

Este projeto surge no âmbito de um dos grandes desafios que a sociedade moderna enfrenta, a transição energética.

Atualmente, a grande concentração de população que se faz sentir nas cidades de maior dimensão reflete-se em índices de mobilidade elevados. Estes, por sua vez, dão lugar a níveis de tráfego intenso e, consequentemente, de poluição, sendo esta agravada pela utilização excessiva do transporte individual.

Só através de medidas/ações que potenciem a mudança de comportamentos, se poderá constatar uma alteração nos problemas descritos anteriormente. A mobilidade suave é uma das soluções “verdes” que pode ser utilizada como alternativa ao transporte individual.

Prevê-se que, com a implementação deste projeto, sejam percorridos anualmente 2.412.141 Km em bicicletas, em 26 municípios, o que corresponde a uma poupança de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e à consequente redução de 505 toneladas equivalentes de CO2.

O progresso dos indicadores de realização física de resultado é algo que vai sendo reportado pelas IES ao IMT, tornando assim possível o acompanhamento do impacte do Projeto nas Comunidades Académicas.

No âmbito do Projeto U-Bike Portugal foram atribuídas a cada IES bicicletas elétricas e/ou convencionais tendo por base o número de elementos de cada grupo que compõe a comunidade académica, os seus hábitos de mobilidade e as suas perspetivas de adesão ao Projeto.

Benefícios da mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável apresenta diversos benefícios dos quais destacamos:

1.Redução dos gases poluentes

As elevadas concentrações de gases poluentes na atmosfera é um dos maiores problemas ambientais que os grandes centros urbanos enfrentam e o principal problema ambientam. A adopção de medidas que incentivam a utilização de meios alternativos aos automóveis favorece uma melhoria significativa da qualidade do ar.

2. Redução de ruído nas cidades

Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente, de 2015, o ruído ambiental é responsável distúrbios de sono associados ao ruído (estima-se que cerca de 8 milhões de adultos sofram deste problema na Europa, segundo um artigo publicado no jornal Público). A promoção de deslocações suaves, como bicicleta ou andar a pé, favorece a diminuição da poluição sonora.

3. Saúde pública

A utilização de modos ativos de deslocação melhora substancialmente o bem-estar físico e a saúde das pessoas que o adotam, uma vez que é exigido algum esforço físico.

4. Desocupação do espaço público

A substituição de viagens de automóvel por meios que promovem uma mobilidade sustentável liberta espaço público, dando lugar a jardins, parques e outros espaços públicos.

5. Economia financeira

Ao substituir-se as deslocações de automóvel por transportes coletivos ou por modos de deslocação, como andar a pé ou de bicicleta, permite uma redução no consumo de combustível, o que traduz diretamente uma poupança económica.

A mobilidade na VTM-Global

A VTM-Global trabalha a área da Mobilidade Sustentável em diversas vertentes, nomeadamente:

  • Planos de Mobilidade Suave
  • Planos de Mobilidade Sustentável
  • Planos de Mobilidade Empresarial
  • Estudos de acessibilidades
  • Conceção de programas de monitorização operacional
  • Desenho e reestruturação de redes e serviços
  • Desenvolvimento de modelos de negócio
  • Planos de melhoria operacional
  • Análise de eficiência de operações
  • Data mining / Business intelligence
  • Entre outras.

Quer conhecer o nosso trabalho em detalhe? Marque uma reunião com os nossos especialistas! Contacte-nos.